A Fajã de São João localiza-se no lado sul da ilha de São Jorge, na freguesia de Santo Antão, concelho da Calheta, numa faixa de terreno comprida e estreita no sopé da falésia.
Esta fajã tem poucos habitantes permanentes, mas nos meses de Agosto e Setembro, muitos regressam as suas moradias para as vindimas, assim como muitos emigrantes e turistas.
Casas típicas em pedra de lavoura, com janelas de três guilhotinas e pequenas produções de agricultura de subsistência, fazem desta fajã uma das mais pitorescas da ilha.
A Fajã de São João é um dos principais ex-libris da paisagem Jorgense e integra, com as demais, desde 2016, a lista restrita das Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO tendo sido também distinguidas com uma menção honrosa no Prémio Nacional da Paisagem de 2020, no contexto da 3.ª Conferência Nacional de Arquitetura e Paisagem.
Em 2017 o município da Calheta levou a concurso a Fajã de São João num dos maiores promotores turísticos, as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Remotas.
Esta propriedade, constituída por 2 artigos, um urbano e o segundo rústico, situa-se no centro da fajã, próxima da ermida dedicada a São João e cujo enquadramento da sua pequena torre central, faz dela uma das mais fotografadas da ilha.
O primeiro artigo da propriedade, o urbano, é constituído por uma casa de dois pisos que fica junto ao caminho, dependência e quintal, a área total deste artigo é de 1982 m2.
No rés do chão, com acesso exterior por umas escadas em pedra, uma ampla divisão com 54 m2.
No primeiro andar, dois acessos, o primeiro pela sala que dá acesso, à direita, a um pequeno quarto e a um corredor que se estende ao longo da casa e, de um dos lados, à direita o quarto de banho e à esquerda um quarto de cama, no fim do corredor o acesso ao quarto de jantar e à sua direita a cozinha que por sua vez também tem porta para o exterior da casa o que faz deste ponto o segundo acesso à moradia.
O segundo artigo da propriedade, o rústico, tem uma área de 5037 m2 e está localizado logo a seguir o artigo urbano, por trás da casa e estende-se encosta acima em socalcos, onde outrora se produzia além de produtos agrícolas para o consumo da casa, as árvores de fruto e as vinhas que produziam o conhecido vinho da Fajã de São João.
Interessado numa ampla propriedade localizada numa das mais interessantes fajãs da ilha de São Jorge, quer pela sua localização próxima do mar, quer pelo sossego da fajã, quer pela exposição solar ou mesmo pela qualidade do solo e ainda, inserida nas Reservas Mundiais da Biosfera da UNESCO, então, não hesite, aguardo pelo seu contacto.
Antes de avançar para as características do imóvel, permita-nos um breve esclarecimento: a localização que vê do imóvel é, na verdade, uma morada próxima do imóvel. Por uma questão de privacidade de dados (RGPD) não podemos divulgar a morada exata do imóvel.
Gratos pela compreensão.