Terreno Rústico com 696,00 m2
Contém 75 Árvores de Criptoméria para Corte
Situado na Ribeira do Guilherme
Vista Serra
Lomba da Fazenda é uma freguesia portuguesa do município de Nordeste, com 14,83 km² de área e 844 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 56,9 hab/km²
Desde 1514 e até 1820 o concelho do Nordeste era constituído por apenas duas freguesias: a do Nordeste e a do Nordestinho (S. Pedro e S.to António). Era como que um concelho enclave inserido no então grande concelho de Vila Franca do Campo.
A Fazenda era apenas um dos vários lugares que constituíam a freguesia do Nordeste, que se estendia desde a Pedreira até ao Termo.
Aquilo que veio a fazer parte do conjunto a que vieram a chamar, em 1925, de Lomba da Fazenda, eram de facto várias Lombas, todas a poente da Ribeira do Guilherme (dos moinhos).
Após a implantação da Republica, em 1910, foram-se espalhando ventos de descentralização ou transformação administrativa e, em 1925, estas Lombas, Outeiros e Chãs foram agregadas numa unidade Freguesia, a que se chamou de Lomba da Fazenda.
Terreno com 6.672,00 m2
Permite a Construção na Frente Virada para a Rua do Termo até Sensivelmente metade da sua Largura
Duas Frentes de 85 Metros cada
Bons Acessos
Vista Mar
Vista Serra
Lomba da Fazenda é uma freguesia portuguesa do município de Nordeste, com 14,83 km² de área e 844 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 56,9 hab/km²
Lomba da Fazenda é uma freguesia do concelho de Nordeste, na Ilha de São Miguel, Açores. Conta a história que muito antes de ser freguesia, este lugar era uma propriedade agrícola, denominada de Fazenda pelo seu, então, proprietário.
Entre a nascente e a foz da Ribeira do Guilherme, encontra-se um oásis perdido no meio de Lomba da Fazenda, o Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme. Este jardim é constituído essencialmente por Laurissilva, vegetação predominante das florestas da Macaronésia. Ao longo do percurso da ribeira é possível avistar também inúmeras cascatas, que fazem funcionar antigos moinhos e abastecem lagos. No troço final da mesma ribeira, o lugar chamado de Boca da Ribeira foi aproveitado para a construção de um parque de campismo e umas piscinas de água salgada junto ao mar.
A poucos minutos do jardim botânico encontramos outro lugar rico em vegetação e maravilhosas paisagens, o Parque do Pelado. Mas não é só a riqueza endémica que pode ser aqui apreciada. Na extremidade que o parque alcança a costa, descobre-se o Miradouro do Pelado. O miradouro oferece vistas sobre uma imensa paisagem de terra e mar e também a possibilidade de estudar a estrutura geológica do local onde se insere.
A Lomba da Fazenda foi das primeiras freguesias do concelho do Nordeste a recuperar património imóvel para o turismo de habitação, tendo hoje uma oferta turística de elevada qualidade.
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações sobre os cookies pode consultar a
política de privacidade.