Moradia T3+1 em São João dos Montes
Moradia T3+1, construção de 2007, com logradouro, painéis solares e garagem (carregador elétrico)
Encontrou o refúgio familiar que tanto procurava!
Em São João dos Montes (Alhandra/Vila Franca de Xira), com fácil acesso à A1/A9 CREL e A10, a localização desta moradia permite deslocações rápidas para Lisboa, sendo o ideal para quem trabalha na capital, mas deseja viver num ambiente mais tranquilo e rural, sem o caos da cidade. Zona com paisagens agradáveis aliadas à proximidade do Rio Tejo, e principais serviços e infraestruturas comerciais da região.
A moradia em si, constitui-se pelas seguintes características principais:
- Inserida em lote de 200m2 com área de implantação de 127,50 m2
- Distribuída por três pisos: cave, piso térreo e andar superior (possibilidade de aproveitamento de sótão):
- Cave com acesso interior, dispõe de: openspace com área total da casa, com espaço de ginásio/escritório, sala cinema, zona de jogos que inclui mesa de snooker e bar para reunião com amigos. Tem luz natural e respiração por janela para o logradouro virado a sul;
- Piso térreo dispõe de: Garagem (acesso interior ao hall), Cozinha totalmente equipada, Wc completo, Sala ampla com zonas de jantar e estar bem definidas e com acesso direto ao logradouro a sul;
- Piso superior dispõe de: Três quartos de dormir, todos com roupeiros embutidos (um deles em suíte com closet e varanda privativa com vista para rio e serra. Tem ainda escada telescópica de acesso ao sótão, que poderá ser aproveitado para uma divisão extra.
- O imóvel encontra-se com pintura exterior (inferior a 1 ano), telhado revisto e em bom estado geral no seu interior, pronta a ser habitada no imediato, mas com espaço a pequenas atualizações de pinturas a gosto dos novos proprietários, algo que quererá dar a sua personalização.
- Dispõe ainda de painéis solares instalados que garantem a quase totalidade do consumo elétrico da moradia, incluindo carregador para viaturas elétricas.
- Instalação de gás de origem, caso prefira instalar eletrodomésticos nesse método.
Apesar de geminada, esta moradia sendo de gaveto, tem três frentes solares que garantem muita luminosidade (nascente/sul poente). Fica no final de uma urbanização muito homogénea a nível de construção, tornando mais agradável a vivência comunitária, com vista direta para áreas verdes e parques, permitindo aos moradores desfrutarem de caminhadas e atividades ao ar livre.
A qualidade de vida é um argumento importante para as famílias que procuram esta zona, beneficiando da serenidade mas não descurando da proximidade a transportes públicos (autocarro a 5 minutos a pé do imóvel), supermercado a 5 minutos de carro, e a 8 minutos da estação de comboios de Alhandra.
Está curiosa(o)? Ligue-me e agendamos visita ao seu futuro lar!
Hugo Piteira - luxinn.pt - AMI 14049
'Somos parceiros de entidades que fazem a gestão totalmente gratuita de todo o seu processo de financiamento sempre com as melhores soluções do mercado. Garantimos um acompanhamento pré e pós-escritura'
A região, incrustada num território caprichosamente desenhado pela erosão, a povoação de Calhandriz, anfiteatro natural de grande beleza, é muito anterior à fundação de Portugal. O traçado urbano da freguesia, agarrado ao relevo da serra, e por isso nem sempre harmonioso, é único no concelho de Vila Franca de Xira.
O casario estende-se encosta abaixo, num cair suave que agrada aos seus cerca de novecentos habitantes, beneficiários das fantásticas vantagens de um ambiente rural tranquilo.
Os parcos vestígios arqueológicos encontrados na Ribeira de Calhandriz, ao longo da qual se desbravava um caminho de terra batida que conduzia a Alverca, permitem concluir que a presença humana no local data do período pré-histórico. Da passagem dos romanos pelo local pouco se sabe, não existindo outro testemunho em pedra que não seja a lápide trabalhada que se encontra à entrada da Igreja de São Marcos, que terá pertencido a um edifício senhorial.
Palco das invasões Francesas no início do século XIX, Calhandriz acolheu cinco importantes fortes militares, integrados nas famosas Linhas Defensivas de Torres Vedras. Os vestígios dessas fortificações, construídas na serra, entre montes e vales, são ainda visíveis, e bem assim visitáveis, nos dias de hoje. É o caso, nomeadamente, do Reduto Novo da Costa da Freira e do Reduto da Serra do Formoso (este último localizado numa zona de fronteira entre S. João dos Montes e Calhandriz), em bom estado de conservação.
Tornada famosa pela excelente qualidade das cerejas que produz, Calhandriz é terra de bom vinho e boa mesa, atributos que transformam as desvantagens da interioridade num benefício, não só para os que lá vivem mas, também para os que a visitam. Tempos houve em que teve quintas famosas, que os mais velhos ainda recordam, como Quinta Alegre e a Quinta da Calçada, de produções abundantes.
Rainha do pedaço, a cereja preta de Calhandriz é a matéria-prima com que ali se faz ainda hoje um licor inimaginável, no aproveitamento de uma velha receita conventual. Os escassos treze quilómetros que separam de Vila Franca de Xira e os trinta que de Lisboa fazem dela um apetecível destino, convite irrecusável a descoberta da gastronomia, da natureza e das atividades ao ar livre.