casa de Selores - Solar para recuperação no norte de Portugal
A Casa de Selores é um solar, imóvel de interesse municipal desde 1977 ( Decreto 129/77). Teve várias fases de construção, em particular nos séc. s XVII e XVIII. Trata-se do solar mais notável no concelho de Carrazeda de Ansiães, e uma referência em toda a região. Nomeadamente a sua capela, datada de 1616, que apresenta uma abóbada em cantaria de grande qualidade. A casa tem 2 pisos, 450 m2 de área de construção atual, que pode ser aumentada. Tem várias lojas no r/c e vários compartimentos de habitação no 1º andar, e tem um logradouro com cerca de 4.100m2, de terra fértil e fácil de irrigar, com um poço e com um ribeiro contíguo. Situa-se a casa na aldeia de Selores, a 4,5km da sede do concelho Carrazeda de Ansiães, na estrada municipal que segue até ao rio Douro e ao embarcadouro da Sª da Ribeira (a 9km).
A casa fica muito perto do belo e panorâmico castelo de Ansiães, com as suas 2 igrejas românicas (a 2 km). Ela foi habitada até ao ano de 2001, mas necessita de umas obras de remodelação geral. Uma parte da casa inicial pertence atualmente a um vizinho, mas a sua parte principal é a que é objeto deste anúncio. É desejo do atual proprietário que a casa seja adquirida por uma pessoa ou entidade com sensibilidade para o valor artístico e patrimonial deste imóvel. A casa foi objeto de um estudo recente pelos alunos e um professor da Faculdade de Arquitetura do Porto. E consta de livros nacionais, nomeadamente o Solares de Portugal de Carlos de Azevedo. O solar e logradouro têm uma Declaração atribuída pela CCDR-N, como projeto inserido na Estratégia Coletiva do Douro-Região Vinhateira, para eventual alojamento hoteleiro, o que vem facilitar aprovações, licenciamento e apoios financeiros.
Nota: Temos levantamentos arquitetónicos do solar, e levantamento topográfico do logradouro, que poderão ser disponibilizados.
Localização
Carrazeda de Ansiães, Carrazeda de Ansiães, Bragança
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações sobre os cookies pode consultar a
política de privacidade.