O “MONTE COURELA DA BOAVISTA” está localizado no lugar de Malarranha, Freguesia de Pavia, concelho de Mora e Distrito de Évora.
Este Monte que fica a 10 minutos da vila de Pavia tem 8,950ha e nesta área poderá encontrar Olival Tradicional com 830 oliveiras, Sobreiral e Azinhal.
A parte da habitação dispõe de 6 divisões.
Nesta propriedade vai encontrar no exterior um forno tipicamente alentejano.
O imóvel está situado numa zona com excelente exposição solar, que pode ser potenciada com a colocação de painéis solares para o abastecimento de energia pois aquela localização tem em média 8 horas de sol por dia.
Este lugar reúne em si toda a serenidade e beleza da típica paisagem alentejana como se de uma pintura se tratasse e onde é possível observar o céu estrelado que o Alentejo ainda nos oferece.
Curiosidades:
- Manuel Ribeiro de Pavia, grande pintor do neorrealismo portugês nasceu em Pavia e aqui tem uma Casa-museu que homenageia a sua obra e vida.
- A ocupação humana da região de Pavia remonta à pré-história, como demonstra a presença de numerosas antas e outros monumentos megalíticos, localizados na freguesia. Uma destas antas fica mesmo no centro da vila de Pavia e foi cristianizada nos finais do séc. XVI ou princípios do Séc. XVII e é dedicada a S. Dinis (classificada como Monumento Nacional em 1910).
- Pavia tem ainda outro monumento classificado como Monumento Nacional que é a sua igreja Matriz, do Séc. XVI, dedicada a S. Paulo, mas cuja origem remonta ao reinado de D. Dinis, onde se sabe que era dedicada a Sta Maria.
- Pavia e as suas gentes foi ao longo dos tempos estudada e descrita por vários arqueólogos, historiadores e por vários escritores que por aqui passaram.
- Destes destacamos o médico, pintor e escritor Fernando Namora que aqui viveu e exerceu medicina entre 1946 e 1950, (em O Trigo e o Joio e em Retalhos da Vida de um Médico), José Saramago (em Viagem a Portugal) e Urbano Tavares Rodrigues (em A Luz da Cal).
- Na freguesia existem várias oliveiras milenares, tendo uma delas sido datada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Setembro de 2023 e tem 1170 anos.
Proximidades:
-Mora onde pode visitar o Museu do Megalitismo;
-Cabeção onde pode visitar o -Fluviário de Mora e a Praia ---Fluvial do Gameiro;
-Barragem de Montargil, com vários desportos e actividades náuticas;
-Barragem do Maranhão;
-Avis, antiga sede da Ordem de Avis, com todo o seu património histórico.
-Arraiolos com o seu castelo circular e as tapeteiras dos famosos Tapetes de Arraiolos.
- Évora mesmo ali ao lado a cerca de 45 minutos.
- Lisboa fica a cerda de 1h e 30 minutos de distância.
Venha conhecer este sítio que poderá transformar no seu refúgio.
Qualquer dúvida ou questão adicional estarei ao seu dispor.
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações sobre os cookies pode consultar a
política de privacidade.