HERDADE DA MOURISCA
Herdade da Mourisca
A Herdade da Mourisca é uma propriedade situada na freguesia de São Sebastião, em Setúbal.
A propriedade tem, actualmente, uma área aproximada de 144 hectares, sendo atravessada por uma linha de caminho de ferro (serviço Intercidades Lisboa / Faro), estando por isso dividida em duas partes: 547.755m2 a Nascente e 889.085m2 a Poente.
A Herdade da Mourisca fica a menos de 50 Km do centro de Lisboa, aprox. 30 minutos.
A propriedade tem bons acessos, sendo o principal pela EN10, que permite acesso à A2 (Lisboa-Algarve) via a A12 (Setúbal-Montijo).
O local esteve, em tempos, ligado ao cultivo (semeio e vinha), à criação de gado e ao montado (pinhal e mato).
É uma propriedade com abundância de água por via não só da proximidade ao estuário do Rio Sado, mas também pela presença de uma linha de água, a Ribeira de Santo Ovídeo, com origem no Alto da Guerra e a desaguar junto ao Moínho de Maré da Mourisca.
Há registos de existência de pomares de laranjeiras e de outras árvores de fruto, oliveiras, sobreiros, casas de habitação, cavalariças e casas térreas.
Actualmente, trata-se de uma zona caracterizada por uma densidade construtiva reduzida, existindo no limite Sul da propriedade construções de moradias unifamiliares de cariz social.
No limite Norte/Nascente, existe um Loteamento de moradias de status elevado em lotes de dimensões consideráveis.
Na propriedade subsistem núcleos arbóreos dispersos, com destaque para zonas de montado e de sobro e algumas construções degradadas.
Quanto ao potencial construtivo na Herdade da Mourisca, o Turismo é o uso alternativo ao existente no PDM.
Anteriormente à recente revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Setúbal, cf. Aviso n.º 2639/2025/2, de 28 de Janeiro de 2025, foi obtida a informação junto dos serviços da Câmara de Setúbal de que existia a intenção de integrar a Herdade em Área de Vocação Turística, o que pressupõe a criação nessas áreas de Núcleos de Desenvolvimento Turístico.
Na propriedade existem construções dispersas, a maior parte das quais em ruínas, incluíndo a Casa da Quinta e os respectivos anexos.
A propriedade é composta por dois artigos matriciais e é atravessada pela linha da CP que faz a interligação pelo serviço InterCidades entre Lisboa e Algarve. Este facto produz ruído esporádico e constitui uma barreira real entre as duas partes da herdade.
Existem dois poços de captação de águas de consumo da rede pública e o respectivo depósito de água sobrelevado.
A Herdade é atravessada por duas redes de Média Tensão aéreas que podem ser enterradas.
Ao longo dos anos, a Herdade foi objecto de diversas expropriações, destacando-se 5ha para a implantação de uma ETAR (a desactivar e a reverter, conforme planeado, para os proprietários), 8,4ha para a construção de habitação social e, mais recentemente, 1,45ha para a execução de depósitos e captações de água.
O terreno possui uma zona agrícola vasta na região central orientada Norte/Sul formando assim, margens com pendentes Nascente e Poente, com vista para o amplo vale do Estuário do rio Sado com os seus campos de arroz planos e verdes e seus sapais ricos em flora e fauna especialmente aves marinhas.
O antigo moínho de maré da Mourisca, associado à produção de arroz, outrora integrado na Herdade da Mourisca da qual fazia parte, possivelmente construído na primeira metade do séc. XVII, foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado, e funciona como centro de Educação Ambiental.
Este local possui características únicas para a Observação da Natureza (e de Aves em particular) e é identificado como local de elevado potencial para fotógrafos de Natureza.
A Herdade da Mourisca existe numa proximidade com os centros urbanos de Lisboa, Setúbal e Évora (Turismo de cidade) e, simultaneamente, com uma imensidão de recursos naturais: Arrábida, Tróia, Estuário do Sado (Turismo de Natureza, Ambiental, Náutica e Pesca), Montado (Gastronomia, Caça, Aldeias típicas, Pousadas), fica próxima do Alto Alentejo, com especial destaque para Évora, cidade rica em Cultura, Gastronomia, Vinicultura e Paisagens.
Marcam ainda presença nas imediações as praias da Costa Alentejana, desde a Arrábida até Sines, passando por Tróia e Comporta.
Junto à Herdade da Mourisca fica o Restaurante Pérola da Mourisca, que é uma verdadeira pérola gastronómica.
O imóvel pode não dispor de título urbanístico necessário para a sua utilização.