Terreno em Lagos, Distrito de Faro, na União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São Jo
Terreno em Lagos, Distrito de Faro, na União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.
Características Principais do Terreno:
Área: 500.000 m2 (50 Hectares).
Localização: União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, no concelho de Lagos, Algarve, Portugal.
Infraestruturas:
Possui uma ruína na parte central.
Dispõe de furos de captação de águas subterrâneas.
Limites Periféricos/Acessibilidades:
Limite Sul/Sudeste/Sudoeste: definido pela Auto Estrada A22 (Via do Infante de Sagres), próximo ao nó da A22 com acessos a Lagos e Bensafrim.
Limite Norte/Nordeste: limitado pela Estrada Nacional N-120 e pela Ribeira de Bensafrim.
Limite Norte/Noroeste: limitado pela Estrada Secundária M-535.
Distâncias:
Localizado aproximadamente a 6 km de Bensafrim e 6 km de Lagos. Aproximadamente na metade do percurso total (12 Km) entre os centros das duas localidades, pela A22. A distância de Bensafrim até a interseção com a Auto Estrada A2 (Lisboa/Alentejo), pela Auto Estrada A22, é de 52,3 km.
Potencial de Desenvolvimento e Uso do Solo:
A principal vantagem do terreno é o seu enquadramento, numa zona que favorece a criação de um NDE (Núcleo de Desenvolvimento Económico) do Tipo I. (Conforme consta no parecer emitido pela Câmara Municipal de Lagos em resposta à solicitação realizada pelo proprietário do terreno ora apresentado).
Notas de esclarecimento:
1 - De acordo com as regras estabelecidas pela entidade pública CCDR Algarve, para que seja criado um NDE do Tipo I as características do terreno deverão estar enquadradas no regime de “Unidade Territorial Litoral Sul e Barrocal, com área mínima de 25 e máxima de 50 hectares”. Desta forma o terreno apresentado está dentro dos parâmetros estabelecidos para a criação de um NDE, do tipo I.
2 - CCDR Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P, criada pelo Decreto-lei nº 36/2023 de 26 de maio, é um instituto público de regime especial, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, estando sujeita à superintendência e à tutela do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei nº 32/2024 de 10 de maio.
Usos Possíveis (Atividades que exigem grandes áreas):
Comerciais e Industriais
Turísticas e Lazer
Parque Temático
Unidades de Saúde e Bem-Estar
Parque Aquático
Centro Logístico
Museu e outras atividades que beneficiem o Município de Lagos.
Opções de Parcelamento:
1 - Duas Parcelas de 25 hectares: permite manter o regime NDE Tipo I e desenvolver duas atividades distintas no local.
2 - Parcelas Menores (Ex: 5 parcelas de 10 hectares): possibilita um uso misto, incluindo a instalação de unidades de alojamento local (necessita de consultas e aprovação das autoridades competentes).
Considerações Finais:
1 - Os dados acima anunciados destacam que a área, a localização, o valor e as características tornam esta propriedade numa “oportunidade única” na região.
2 – Trata-se de um resumo que foca apenas os pontos chave do imóvel para uma melhor compreensão do seu potencial.
3 - Gostaria de saber mais sobre algum aspecto específico deste terreno ou da sua localização? Não hesite, faça-nos um contacto.